sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Novo gestor de futebol do Sete projeta levar equipe ao cenário nacional

Em seu primeiro desafio em Mato Grosso do Sul, empresário de atletas José Neto, de 33 anos, planeja profissionalizar gestão do futebol e ajudar clube a alcançar a Série C

Por Hélder Rafael - Globoesporte.com



O empresário José Neto, de 33 anos, nasceu em Florianópolis e, apesar da juventude, tem nove anos de experiência em agenciamento de atletas profissionais. Nesta temporada, ele assume como gerente de futebol do Sete de Dourados em sua primeira incursão no cenário sul-mato-grossense. José Neto está habituado a trabalhar com mercados emergentes, como o Nordeste, onde ajudou o Campinense-PB a conquistar o título da Copa do Nordeste em 2013. Na primeira entrevista, o gestor fez um panorama do futebol em Mato Grosso do Sul e analisou os desafios que terá à frente do Sete no campeonato estadual. O empresário está em Dourados desde o dia 3 de janeiro e conversou com o GloboEsporte.com por telefone.

José Neto contou que as conversas com a diretoria do Sete de Dourados tiveram início em outubro do ano passado. A oportunidade apareceu justamente porque as portas no maior rival da cidade se fecharam.

- Tive uma primeira conversa com o Ubiratan, e o acordo estava praticamente fechado. Mas devido a um imbróglio político no clube, acabou não dando certo. Depois conheci o presidente do Sete, Alex Lima, que teve boas referências minhas, e passamos a dialogar. Geralmente as empresas ajudam os clubes por meio de parcerias, mas a prioridade aqui não é apenas trazer atletas, e sim, fazer um trabalho de qualidade. Hoje sou um funcionário do clube.

Uma série de fatores motivaram a aproximação de José Neto ao mercado sul-mato-grossense, como o crescimento dos clubes, as transmissões televisivas e a ambição de alcançar as divisões superiores do futebol nacional. Tentar levar o Sete de Dourados à Série C do Brasileirão é um projeto de médio prazo que está nos planos da diretoria. Para tanto, é necessário profissionalizar o departamento de futbol do clube.

- Trago meu conhecimento e minhas experiências de sucesso pelos clubes onde passei. Vamos começar reformulando o departamento e implantando ações de marketing, para ter uma proximidade maior com os patrocinadores. O objetivo no futuro é colocar a equipe em uma Série D, ou Série C, até porque o Sete é um dos poucos clubes do estado que têm estrutura completa, centro de treinamento e credibilidade com os investidores. Acredito que a cidade tem plenas condições de apoiar a equipe.

O Sete de Dourados conta atualmente com 18 atletas apresentados, mas outros jogadores devem chegar nos próximos dias. A intenção da diretoria é formar um grupo de 25 a 27 jogadores. Quem comanda a equipe é o técnico Paulo Cesar Schardong, que tem na bagagem o título da Copa do Nordeste em 2013.

Alguns atletas que defenderam o Sete de Dourados em campanhas anteriores permaneceram na equipe, como o atacante João Leandro. A eles juntam-se destaques como o volante Wellington, com passagens por Campinense-PB, Icasa-CE e Sampaio Correia-MA; o volante Moreira, ex-Figueirense e Comercial-SP; o meia Silas, que passou por Portuguesa e Bragantino; e o atacante Claudio, ex-Palmeiras e Juventus-SP. Há ainda o lateral Tom, que jogou no Catania-ITA.

Este ano, a equipe douradense tem pela frente o Campeonato Sul-Mato-Grossense, que dá vagas em 2016 na Série D do Brasileirão (campeão) e na Copa do Brasil (campeão e vice). A jornada começa no dia 31 de janeiro contra o Ubiratan, no novo clássico Seubira, em Dourados. Antes, no dia 25, o time tem amistoso marcado contra o Novoperário no Douradão.

Nenhum comentário: